Considerações Finais (14ª Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
Durante a Palavra Livre o vereador Dinei agradeceu e parabenizou a vereadora Maria Izabel por reforçar o pedido de reforma da quadra da comunidade da Vargem Alegre. Ele pontuou que esse pedido vem de outros mandatos e a população cobra muito, e que essa demanda já foi pontuada pelos vereadores Paulinho, Sandra através de pedidos. Ele também agradeceu a vereadora Carla Nogueira por reforçar o pedido de construção de uma área de lazer no bairro do Roque.
O vereador Paulo Felipe reforçou o pedido de retirada e informações sobre os entulhos pela cidade. Ele disse não saber se as demanadas estão chegando até os demais vereadore sobre a realidade de Espera Feliz. Ele pontuou que é uma demanda grande e necessária, mas, sempre que é feito algum pedido, pelos vereadores, são ionformados que os caminhões estão quebrados, ou o encarregado do entulho está em outro serviço. O vereador Paulinho disse também que falta consciência da população que, vez por outra, coloca o entulho no mesmo local que acabou de ser retirado. Os bairros que têm vários focos de entulho, como Patronato, Morro do Waltair, Beira-Rio e Vale do Sol.O pedido é para a Secretaria fazer um mutirão, como já foram feitos outros, até porque a cidade está bastante suja por conta desses entulhos.
O vereador Rômolo Donádio falou sobre o "Setembro Amarelo" e prevenção ao suicídio, ele disse estar assustado com a quantidade de jovens que estão morrendo por causa de suicídio e disse que a depressão é um probelma real, e as vezes a sociedade, olha para essa sitação como "mimimi", mas todos devem lutar mais por essa causa. Ele completou dizendo que é sabido por todos que dia após dia o número de pessoas deprimidas vêm crescendo no município e essa é uma realidade que ele mesmo passou a mais ou menos cinco meses. O vereador Rômolo Donádio, relatou que já teve dias que pensou em "deixar de viver e não estar mais aqui". Segundo ele, "essa situação precisa precisa ser olhado com mais carinho, porque e as vezes tem gente deprimida dentro da nossa própria família e a gente não percebe". Ele finalizou que, por uma questão de ética o Hospital de Espera Feliz não divulga os dados e omes, mas eles informaram ao vereador que pelo hospital por dia, passam mais de cinco pessoas por tentativa de suicídio, um número muito grande para cidade. Ainda segundo Rômolo, as crianças estão percebendo isso e passando por problemas assimdentro da escola, por isso ele aproveitou a pauta do Setembro Amarelo para trazer essas informações. Em seguida agradeceu ao presidente pela palavra concedida.
A vereadora Grécia usou a palavra para par alembrar que no dia 28 de setembro acontecerá uma palestra sobre suicídio, e a palestrante é mãe de um jovem suicida, e convidou a todos para assistir.
o presidente Matusalém Marques de Oliveira disse que a Casa está a disposição para tratar desse tema importantíssimo, que pode parecer invisível, mas está em todos os lugares e não temos como medir a proporção dessa gravidade. Quando mais forte parece a personalidade, mais essa pessoa está sujeita ao suicídio, são casos e casos. ele colocou a Casa à disposição de todos que puderem acompanhar esse debate estão convidados para assistirem e que poderão assistir de casa.
Não havendo mais assuntos a tratar, o presidente convocou a todos para saudar os Pavilhões hasteados, e em seguida, declarou encerrada a 14ª Reunião Ordinária da Câmara de Espera Feliz.